quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

InterRail vs. Cuba

Para este ano queria muito uma destas duas férias: ou fazer um InterRail ou uma viagem para o outro lado do Atlântico.
Para mim estas são duas grandes viagens tendo em conta até onde já consegui ir.

Hoje estive a analisar os preços de uma viagem a Cuba em junho (porque é o mês em que eu e o Miúdo fazemos as nossas férias) e um InterRail. Cheguei à conclusão que o preço é o mesmo. Mas essa ideia eu já a tinha de uma forma mais generalizada.

Ao procurar informações sobre uma coisa e outra, fiquei a perceber que afinal quero muito mais fazer um InterRail que aquilo que pensava querer. No entanto, também gostava mesmo muito de ir a Cuba.

Por um lado este ano seria bom irmos a Cuba porque o país está a começar a abrir portas a algumas coisas americanas e europeias (por exemplo os carros) e eu gostava de conhecer Cuba na sua verdadeira essência do comunismo. Sim, não quero ir para Cuba para ficar uma semana esparramada numa espreguiçadeira junto a uma piscina ou  praia qualquer que apesar de maravilhosas, não tem assim tanto interesse cultural. Claro, o país não vai mudar assim tanto em um ano ou dois, mas mesmo assim, há qualquer coisa que nos chama naquela pequena ilha do outro lado do Atlântico.

Por outro lado, conheço tão pouco da Europa que queria percorrer sítios e mais sítios. O InterRail também é qualquer coisa que me pisca o olho. Gosto de andar de comboio, foi no comboio que "conheci" o Miúdo, foi no comboio que aprendi muita coisa com o Miúdo e com os nossos amigos enquanto íamos para a Universidade todos os dias... O comboio para mim é especial. A Europa também. Queria muito conhecer Amesterdão, Berlim, Copenhaga, Praga, Varsóvia, Auschwitz, Budapeste, Oslo, Viena e mais umas quantas.
No máximo podemos fazer um InterRail de duas semana e meia, considerando que tiramos 3 semana de férias e só descansaríamos durante uns 2 ou 3 dias antes de voltar ao trabalho, por isso, receio que não desse para grande coisa.

Depois vem o problema comum às duas partes: qualquer uma das duas estão condicionadas pelo facto de eu estar à procura de um novo emprego. Não posso marcar nada com muita antecedência, porque se o fizer e conseguir trocar de emprego, deixo de ter direito a férias. Assim sendo, o Interrail talvez seja a situação mais adequada porque (acho eu) que depois dos bilhetes comprados não temos data marcada para começar a viagem. Alguém sabe confirmar se é mesmo assim? Já agora, alguém que já tenha feito um Interrail e possa partilhar informações práticas? Ou conhecem algum testemunho na Internet que me possa ajudar?

Estou aberta a todas as sugestões!
Mas o que interessa é ir, seja lá para onde for!


Vs.


3 comentários:

  1. Também fico mesmo com muitas dúvidas sobre qual das opções escolher. Torna-se muito difícil saber qual o que me dá mais vontade de fazer, mas a vontade de conhecer melhor a Europa já existe há mais tempo e o interrail deve ser uma das melhores formas de o fazer, a par de toda a experiência única que nos proporciona. No entanto sempre achei que um interrail seria uma experiência mais agradável se fosse feito em grupo ou com pelo menos mais um casal de amigos, ou será que não faz muita diferença? Ou isto sou só eu a procurar os lados negativos das coisas, como a Jelly Pearl diz que eu faço sempre? ;) Bem, talvez seja o momento de viver a aventura... Vamos começar a definir possíveis rotas e a definir o orçamento? No final de contas, logo se verá.. FÉRIAS...só de pensar nas próximas já consigo trabalhar melhor *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fim de contas, acho que o pior em ambas as situações vai ser o orçamento. :(

      Eliminar
  2. Não sou a maior fã do mundo do outro lado do oceano, devido ao meu medo de aviões. No entanto Cuba deve ser um destino super interessantes, como dizes, não só pelas praias!

    De qualquer forma, o inter-rail é AQUELA viagem: conhecer várias cidades, intensamente, de mochila às costas e mapa na mão - um sonho!

    Seja qual for a viagem que escolherem, ambas são interessantes e queremos ver essa viagem aqui no blog, para viajarmos um bocadinho também :))

    ResponderEliminar