sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Encontro de Quadros e Dirigentes

É o nome que deram à reunião que a empresa marcou para o próximo sábado.
Chega a ser ridículo pelo facto de sermos pouco mais que uma dezena de pessoas e sendo que sócios são logo 5. Mas ok, quiseram dar um nome pomposo à coisa.

Ao sábado, todo o dia, das 9:00 às 17:00. Respira! Vais ter que levar com bestume (que é mistura de duas coisas que abundam cá na empresa) todo o dia.

Entre a agenda de trabalhos está a Avaliação de desempenho de 2013.
Foi pedido que cada um respondesse por e-mail com a sua auto-avaliação tendo em conta parâmetros como assiduidade, disponibilidade, projetos e e trabalhos desenvolvidos, espírito de equipa e trabalho conjunto e iniciativa. Até aqui, tudo bem. Depois pedem uma avaliação cruzada que dizem ser anónima. Sendo que os sócios da empresa não estão neste role, deverá ser mesmo difícil tirar ilações sobre quem fez a avaliação de quem. Temos uma estrutura demasiado densa que permite mesmo que os sócios fiquem completamente atasanadinhos dos olhos e não consigam ver que avaliação eu fiz dos outros e idem para todos os colegas de trabalho. Não chegasse isso, eu não conheço nada daquilo que é o trabalho de duas pessoas nesta empresa porque não trabalham comigo em nenhum projeto e alem disso, são coordenadas por outras pessoas. Cereja no topo do bolo: as chefias intermédias sofrem uma avaliação exatamente igual à de qualquer colaborador sem ter em consideração as diferenças nas responsabilidades.

E quem lê isto, pode pensar: "Com uma estrutura de pouco mais de 10 pessoas, em que 5 são sócios, há chefias intermédias (plural), por isso, no mínimo duas pessoas, e se calhar há alguém que é administrativo e de secretariado, quantos sobram para fazer o trabalho duro e puro?"
Pois, muito poucos. Nesta empresa o organograma tem o formato aproximado ao de uma pirâmide invertida.

Ainda, a avaliação cruzada será quantitativa (1 a 5) apenas para 4 critérios genéricos. Ponto.
Se fosse qualitativa, ainda conseguiria ser minimamente realista na avaliação que pudesse fazer dos meus colegas. Tendo em consideração que não existe sequer uma lista de objetivos (comuns ou individuais) e eu não conheço trabalho dos meus colegas, considero sentir-me extremamente habilitada para avalia-los de 1 a 5.

Pode ser que no final da avaliação de desempenho ainda ouça como ja ouvi em anteriores "como não há uma lista de trabalhos de cada um nem de objetivos, também tivemos em consideração a personalidade de cada um na avaliação de desempenho".
Querem que vos apresentem os gurus da Avaliação de Desempenho? Conheço-os de ginjeira!

E não é por falta de luta. Refiro varias vezes que é preciso começar a definir tarefas, responsabilidade, objetivos porque a empresa tem vindo a crescer nos últimos anos. E nada... Tenho defendido um servidor ou share point com unhas e dentes porque o ouro do nosso trabalho estão em documentos digitais. E nada... Tenho defendido uma politica de discussão de assuntos em vez de imposição de decisões. E nada...

A empresa tem mais ou menos esta estrutura, sendo que o pano de fundo é colorido porque mesmo assim, isto dá dinheiro como o raio, por isso, é que as coisas são geridas da forma que são.

1 comentário:

  1. Vai ser sem dúvida uma beleza... Hoje vou ter de perder quase o meu dia todo a rever tudo o que fiz o ano passado, pois esta empresa tem excelentes métodos organizativos onde cada um guarda no seu computador os seus trabalhos...muito bom.
    Adoro esta coisa das auto e hetero avaliações, é do género, não fazemos ideia nenhuma do que andaram a fazer, por isso olha digam lá qualquer coisa que nós fingimos que estamos interessados. Não há nada melhor que assistir a conflitos, disputas e guerrinhas entre pessoas. É mesmo agradável. Infelizmente vivemos numa sociedade em que para trabalhares para outros tens de ter formação e experiência em tudo e mais alguma coisa. Mas para abrir uma empresa, seja ela do que for, basta-te ter uma coisa...dinheiro... Mas quem disse a estas pessoas que eles sabiam gerir empresas ou que tinham capacidades para estar a coordenar trabalhadores? E quem é que os avalia?

    ResponderEliminar