quinta-feira, 9 de julho de 2015

Índia #5 - Dicas

Sobre a Índia - Dicas e constatações importantes:

Planeamento da Viagem

  1. Foi fácil! Na agência de viagens tinham um pacote com um circuito que contemplava as cidades de Delhi, Jaipur e Agra. O pacote que incluía viagem, estadia, refeições, transfers, guia turístico e bilhetes de entrada nos locais turísticos que teriamos que visitar e eram pagos. Foi o melhor!
  2. Ir à consulta do viajante!
  3. Obter visto. A Índia obriga a obtenção de visto para entrar no país. No meu caso pedi à agente de viagens para tratar do assunto porque teria que ir à embaixada da Índia em Lisboa e o valor que nos cobraram pelos vistos era razoável para evitar os gastos de uma deslocação da Lisboa.



Dinheiro

  1. A moeda na Índia é a Rupia.
  2. Levar dinheiro (euros) que previsivelmente sejam suficiente para as férias todas. Encontrar um ATM é sorte, que esteja a funcionar é sair o Euromilhões.
  3. Nunca trocar Euros por Rupias no aeroporto, ou pelo menos, fazê-lo apenas em quantidade reduzida. Os guias turísticos trocam com melhor cotação e todos os comerciantes procuram desesperadamente por euros ou dólares. Aliás pagar em Euros ou Dólares pode significar um desconto maior numa loja.



Compras

  1. Tudo se negoceia. Tudo, tudo! Quer dizer, só as bebidas no hotel ou restaurantes mais chiques é que não. Senão, peçam sempre desconto
  2.  Comprem muitas Caxemiras e Sedas e tudo o que seja feito com caxemira e seda.
  3. O guia aconselha quais as lojas em que é seguro fazer compras no sentido em que se nos dizem que é lebre, é mesmo lebre e não gato, como quem diz "nesta loja podem comprar à vontade porque se vos dizem que é seda, é porque é seda".
  4. Há para todos os gostos e para todos os preços. Numa loja apresentavam-me lenços de senhora desde os 20% seda, passando pelos 50%, 80% até aos 100%.
  5. Os vendedores são muito chatos e evasivos
  6. Acontece em alguns caso que nos dizem um preço que assumimos ser em rupias, deixam-nos acreditar nisso para pegar no produto, demonstrar o interesse e depois dizem que era o preço em euros. Por exemplo: "O preço é 100!" e nós pegamos num conjunto de 7 elefantes de madeira muito giros e pensamos "100 rupias é baratíssimo. Acho que vou comprar" Saco dinheiro da carteira e afinal era 100 euros que o senhor está a pedir. Largo os elefantes com o susto mas levo com o vendedor atrás de mim por meia hora. (Comprei-os por 2.000 rupias vencida pelo cansaço da negociação que é qualquer coisa como 28 euros!)

Caxemira que comprei para mim.


Mais post sobre a Índia:
post 1
post 2
post 3
post 4

1 comentário:

  1. Para quem vai com o tempo muito reduzido (1 ou 2 semanas) é praticamente impossível conseguir visitar o quer que seja sem ter já um circuito muito bem planeado e de preferência acompanhado por um guia local. Todo o pessoal da agência de turismo da India com quem contactamos foram sempre bastante prestáveis. ;)

    ResponderEliminar