quarta-feira, 16 de abril de 2014

Rissóis - 1ª Tentativa - Prova Superada

Na segunda-feira à noite deu-me para fazer rissóis.
Enquanto o Miúdo foi ao futebol, experimentei fazer pela primeira vez rissóis. Bem, não foi bem bem a primeira vez. Quando era criança, a minha mãe fazia várias vezes, mas claro, não era eu que fazia a massa e brincava mais com a massa (ao estilo plasticina) que colocava carne para dentro dela.

Perguntei quantidades à minha mãe e arrisquei com:

- 1 chávena grande de farinha Branca de Neve
- 1 chávena grande de água
- colher de sopa de margarina
- sal
- 2 tiras de casca de limão

Pus a panela no fogão com a água, margarina, sal e as cascas de limão.
Quando ferveu, misturei a farinha de uma vez só.

Depois mexi bem (primeiro à parte do fogão, só para misturar bem e depois já com a panela novamente em lume brando). Depois comecei a amassar com as mãos e a massa ficou pronta quando ganhou o efeito bola de plasticina.


Pelo meio tirei uma foto à minha Jelly pequenina que estava ali mesmo ao meu ladinho mas pouco interessada nas minha práticas culinárias. Acho que anda deprimida por causa do Blau ser o mais recente membro da casa.


Depois fui estendendo a massa e aplicando a técnica dos rissóis. Recheei com o que havia por casa porque não me preparei para esta atividade ludicas então, não tinha grande coisa com que rechear. Os mais elaborados (e ficaram ótimos) levaram queijo mozzarella, 1/2 salsicha, uma tira fininha de linguiça, ketchup e mostrada).


Depois passei por ovo e pão ralado.
Usei pão ralado com ervas aromáticas, por isso, os rissóis têm um aspeto sarapintado.
Ficaram ótimos!


Melhor de tudo, o Miúdo, gostou da surpresa e ficou estupefacto por eu saber fazer rissóis. Nem eu sabia que sabia. eheh
Decididamente é o homem da minha vida porque chegou a casa, cansado do futebol, e animou-se de imediato com a bagunça que estava na cozinha e ele próprio quis aprender a fazer. Devo confessar que os rissóis dele ficaram bem melhores que os meus. Os dele ficavam mesmo perfeitinhos como o da foto. Já os meus, às vezes precisavam levar alguns enxertos de massa para fechar alguns buraquinhos.
Aos poucos vamos lá.
Se algum dia ficar desempregada já tenho duas saídas possíveis: vender bolas de Berlim na praia (de Verão) e rissóis para fora.

3 comentários:

  1. Ficaram mesmo muito bons.. De uma próxima vez temos de inventar assim uns recheios todos malucos. Lembrei-me agora de uma possibilidade...Rissóis de Chili...humm

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz. A minha mãe fazia muitas vezes. Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar