segunda-feira, 28 de abril de 2014

Maternidade, outra vez

Lá veio o assunto à baila mais uma vez.

Este fim de semana fomos lanchar com a minha ex-futura-cunhada, com a irmã dela e o marido da irmã.
Entre por conversa em dia e contar outras banalidades que não interessam a ninguém mas tornam a conversa mais interessante, vem outra vez o assunto da maternidade para cima da mesa.

Em conversa com a P. (a minha ex-futura-cunhada) o assunto surgiu de uma forma pouco evasiva. Conversávamos sobre uma amiga dela e a P. diz-nos "Ela pergunta por vocês de vez em quando. Até perguntou se já não eram pais" Mas logo de seguida continua, o que me tranquilizou não ter que estar mais uma vez a justificar o porquê de ainda não o sermos. "Oh, eu disse-lhe que vocês ainda são muito novos e que têm tanto tempo para isso".
Acho que pela primeira vez, senti que alguém colocou o assunto em cima da mesa sem ser para que o discutíssemos entre amigos, e não apenas em casal como deveria ser. Surgiu de forma espontânea e foi-se embora no timming certo. Não me senti pressionada a falar sobre a nossa vontade e intenção.

Sou confrontada frequentemente com dois cenários completamente opostos.
Se por um lado, há pessoas que não percebem como é que eu e o Miúdo ainda não somos pais, há outras que nos vêm como miúdos e que atiram esse plano lá para frente por nós porque somos muitos novos.
Sinceramente, entre os dois extremos, prefiro o segundo.

E de facto somos novos e também, de facto, é um assunto que urge cada mais para nós!

Detesto quando as pessoas nos abordam com "Mas ainda não há bebés?", "Deixa para tarde e depois se alguma coisa corre mal, arrependeste", "Olha que o corpo da mulher recupera melhor quando é mais jovem", "Já tenho quase 60 anos e ainda não sou avô enquanto que a minha irmã com a minha idade já quase que pode ser bisavó", "Depois já estás velhas e com filhos na escola".

Por outro lado ouvimos também "Oh, não aproveitem agora a vida não, depois chegam aos 40 e parecem aqueles casais que não viveram nada na juventude", "Vocês são tão novos! Ainda têm que viver mais tempo juntos para amadurecer!" e etc. e tal.

Ok, concordo que qualquer destas frases sejam verdade. Tanto para um lado como para o outro. Mas o que não gosto e não percebo mesmo é a forma como abordam um assunto tão pessoal tão evasivamente.

Será que as pessoas não se tocam?
Não imaginam a quantidade de coisas que já ouvi.
É que há perguntas e perguntas e há relações de confiança diferentes que permitem fazer mais ou menos perguntas. Mas, normalmente, quem tem menos confiança é quem faz mais perguntas porque é quem também conhece menos da nossa vida.

P. estiveste espetacular! :)


Ah.... e só para que conste, temos 27 anos a caminho dos 28 este ano ainda. Se é cedo ou tarde? Só saberemos mais tarde, daqui por muitos anos quando já formos mesmo pais e olharmos para trás.

5 comentários:

  1. Quero muito ter um filho contigo.. Vais ser a mãe mais linda do mundo, principalmente quando andares com um bebé nosso na tua barriga.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a pensar no que disseste! Será que também já te perguntei quando ias ter bebés?! Se calhar sim, mas acredita que não foi para pressionar!
    Sabes que cada vez mais acho que a sociedade pressiona-te para seguires um caminho, a mim pressionam-me para casar, a ti que és casada, para teres filho, a quem não tem namorado, para arranjar...
    É uma chatice e às vezes até traz sofrimento. É horrível perguntarem "então quando casas?" já vais tarde...e tudo o que possas dizer para explicar as tuas decisões não serão suficientes, afinal já vais tarde e já devias ter casado!

    Eu não ligo nada à idade, se soubesse o que sei hoje acredita que estaria a viver com Nuno há anos, sem qualquer stress, nesse aspecto somos os dois muito diferentes, para mim, o que interessa é o momento...para ele tudo tem que ser bem planeado...
    Enfim...

    Também sabes qual é a minha opinião sobre bebés, também é verdade que ainda não vivo com ele, não sei se vai surgir algum instinto qualquer...mas ate ver e é provável já ter 29 quando formos viver juntos, nunca irei ter antes dos 31, se não der, paciência...é a vida...
    Não vou ter filhos aos 25 só porque dizem que há mais probabilidades de engravidar, eu acho que o que tiver de ser, será...aos 25 ou aos 35...
    Não acho que seja tarde, nem cedo...acho que cada casal tem que saber "escutar" qual o é o seu tempo, qual é o momento...
    Para mim o momento está muito longe e não é só porque quero viver a vida, mas é sobretudo porque ainda sou muito egoista, quero muito viver o N., viver o nosso amor, não quero partilhar fins do dia ou o acordar, quero ficar só com ele...não quero ter horários, não quero passar noites mal dormidas, quero sair com minhas amigas...enfim...sou muita egoísta para ser mãe!

    Mas se tu (vocês) acham que é o momento porque não? Eu continuo achar que devemos fazer o que queremos para sermos felizes=)

    [e eu preciso muito de uma menina das alianças para meu casamento, tens 2 anos!!!!Estou a brincar!!!!]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      Sabes que há pessoas com quem estas conversas são normais. Casamentos, filhos, namorados...
      Quando me queixo de perguntas inconvenientes é sobretudo de pessoas que não tem o à vontade necessário para as fazer, ou então, se o tem, fá-las em demasia.
      Não me lembro se já me perguntas por bebés porque contigo não iria reparar. :) Mas sobre esses assuntos, contigo e com mais amigas, gosto muito de conversar. Aliás, é bom partilhar ideias.
      Já com o meu sogro, por exemplo, nem por isso. lol
      Apesar de sentirmos que o momento ideal começa a aproximar-se, ainda há algumas coisas que queremos fazer antes. Os tais egoísmos que é melhor colocá-los à frente e posteriormente dedicar todas as nossas atenções à maternidade (e paternidade).
      Acho que não vamos a tempo de te arranjar uma menina das alianças. Ou pelo menos uma que já caminhe :p

      Eliminar
    2. Ah... Claro, e na cabeça do Ruben só poderás ter um menino de alianças porque ele diz que se um dia temos meninas que não sabe o que faz com a vida dele. Ele diz que em casa dos meus pais, por ter sido só meninas é tudo muito complicado :)

      Eliminar
  3. Ohhhh...pois eu acho que depois dele ter vai querer sempre ter meninas: meninas do papá ;) Apesar de ser uma desgraça para a carteira;)
    Eu queroooo muito ter uma menina e acho que o N. também!
    Deixa lá que o tema viver juntos/comprar uma casa/casar com meus sogros também é de rir!

    ResponderEliminar