quarta-feira, 23 de abril de 2014

Diada de Sant Jordi

Só eu e Deus (ou qualquer outro ser com poderes para tal) sabemos o quanto gostaria de estar com o Miúdo neste dia em Barcelona.

A sério! Mesmo!


Hoje é dia de Sant Jordi!

Quem já esteve em Barcelona e gostou da cidade, se fosse lá num dia 23 de Abril, passaria a amar, venerar e adorar a cidade. Tudo ao mesmo tempo!
Linda!


Neste dia, diz a tradição, que um homem oferece uma rosa à princesa mais bela. Já a Princesa, como retribuição, oferece um livro para celebrar o dia do livro.

Barcelona, e toda a Catalunha de uma forma geral, enche-se de bancas de rosas e livros. Os grandes livreiros vêm-se obrigados a montar a sua banca na rua também. Toda a cidade, com bandeiras da Catalunha nas saias das bancas e esta repletas de rosas, rosas e mais rosas. Livros, livros e mais livros.

Todas as princesas passeiam na rua de rosa na mão e todos os seus cavaleiros com um livro debaixo do braço. É a regra. Passear a cidade cumprindo a tradição.


Quando estivemos de Erasmus em Barcelona, o Miúdo levantou-se às 6:30 da manhã para ir à cidade comprar um rosa e chegar a casa antes do horário das aulas. Nós morávamos a 20 kms do centro de Barcelona. E surpreendeu-me nesse dia. Chegou a casa tão empolgado com o que já tinha visto às 7 e pouco da manha na cidade. Ignoramos as aulas e lá fomos nós para a nossa Barcelona. Queria ver! Eu devo ter feito uma cara muito parvinha quando sai da estação de metro direta para a Plaça Catalunya.

Gostava de poder mostrar-vos como a cidade (toda) fica e qual a sensação de estar lá no dia 23 de Abril, mas jamais vou conseguir.



Para os mais curiosos, a história de Sant Jordi diz-se assim:


Segundo a tradição , a cidade de Montblanc era aterrorizada por um enorme dragão. O animal estava instalado fora da aldeia, contaminando o ar e a água com o seu mau hálito e causando estragos entre os animais. Na busca por comida, começou por comer as ovelhas, depois os bois e o s cavalos. Além que não haviam mais animais e começaram a sacrificar os habitantes. Todos os nomes foram colocados numa panela, incluindo o rei e sua filha, a princesa. Todos os dias um nome era tirado e estava escolhida a pessoa que morreria na manhã seguinte. Houve uma noite em que a princesa foi escolhida . O rei tentou evitar, mas não conseguiu. Na manhã seguinte, a princesa foi entregar-se à fome do dragão.

Quando o terrível dragão aparece na sua direção, um belo jovem montado num cavalo branco apareceu e atacou o animal. O dragão ficou ferido e foi arrastado para a porta da povoação onde ficou submergido e absorvido pela terra. Naquele lugar crescia uma roseira que brotou ramos e rosas vermelhas da cor do sangue do dragão. Jordi presenteou a princesa com uma dessas rosas.
Sant Jordi, para além de simbolizar o Amor, marca a Liberdade.
Por isso, neste dia também decorrem imensas manifestações e contestações na Catalunha para além de toda a festa que já descrevi.

AMO-TE muito meu MIÚDO!

3 comentários:

  1. Ando ansiosa por visitar Barcelona, acho que é uma falta enorme na minha bagagem de viagens. Também fiz Erasmus, mas em Itália.

    ResponderEliminar
  2. A história de Sant Jordi é muito bonita, mas no vídeo não consegui perceber muita coisa lol
    AMO-TE muito minha PRINCESA!

    ResponderEliminar
  3. Agora fiquei cheia de vontade de voltar a Barcelona!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar