quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campanhas de Beneficiência

Hoje vi um post a alertar para mais uma campanha de beneficência que vai decorrer às portas dos hipermercados.
Ajudar sim, mas os que realmente precisam!

Vá, chamem-me os nomes que quiserem, mas quem me conhece, sabe que ajudo muito e ajudo sempre, mas não ajudo os grandes grupos comerciais a aumentarem as suas vendas e muito menos (e mais grave que isso), a deduzirem à coleta.

Campanha para angariação de alimentos = aumento das vendas dos hipermercados
Campanha do arredonda = beneficio fiscal para redução de IRC

No caso de uma campanha de angariação de alimentos, ainda a vejo com olhos de ligeira simpatia. Se as vendas aumentaram mas os produtos chegaram ao destinatário (a empresa também ver-se-à obrigada a pagar mais IVA). Vá, que seja. É pena ser um tipo de campanha discriminatória em relação ao comércio tradicional e de rua. Mas que seja! Já o "Basta arredondar"...
"Basta arredondar!" dizem eles. Digo eu que entregamos o nosso dinheiro às empresas, que por sua vez vão entregá-lo às instituições de solidariedade (como donativo da empresa) e por contrapartida, obtém beneficio fiscal na hora de pagar IRC.

Antes de ajudarem desta forma, pensem nos quantos vizinhos, conhecidos e amigos que possam ter e a quem podemos ajudar diretamente. E aqueles que mais precisam de companhia como idosos, doentes e etc? Se procurarmos, há sempre uma instituição perto de nós com crianças carenciadas, pessoas doentes, idosos abandonados, qualquer coisa...

Eu prefiro dizer "Basta ajudar os que realmente precisam!"

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