quarta-feira, 25 de junho de 2014

Milão e os Lagos: Centro de Milão

A viagem por Milão já lá vai mas ainda não tinha aparecido no blog.
As mini férias foram super cansativas.
Eu e o Miúdo chegamos ao centro de Milão por volta das 2h da tarde e ao final do dia já tínhamos visto quase tudo o que queríamos da cidade.
Claro que o maior erro, mas já o sabíamos antes mesmo de ir, foi o facto de não ter feio reserva para ver a Ultima Ceia de Leonardo da Vinci. Conselho: Se estiverem a pensar ir a Milão, reservem de imediato. Nós tentamos a uns 4 ou 5 dias da viagem e não conseguimos.

Estavam temperaturas ótimas. Aliás, não eram bem ótimas porque estava demasiado calor. As temperaturas andaram sempre nos 34º no topo do dia.


Alugamos carro no aeroporto de Bergamo mas quando chegamos ao hotel, estacionamos o carro e fomos a passear a pé pela cidade.

Fomos em direção à Duomo mas pelo caminho fizemos a Via Alessandro Manzoni que tem lojas menos internacionais, mais locais e muito muito muito giras. Vale a pena! Depois passamos pela Galleria Vitorio Emanuele II que não podia falhar para chegarmos à Piazze del Duomo. Visitamos o interior da Duomo (grátis) e estivemos tentados a subir ao telhado pelo elevador porque no Guia American Express indicava que as vistas eram lindíssimas e caso o céu estivesse limpo, conseguiríamos ver os Alpes. Como o céu não estava limpo, principalmente na direção dos Alpes e o preço era tudo menos convidativo (12,00 € por pessoa) acabamos por não subir.

Seguimos pela Via del Marcanti em direção à Via Dante (rua sem transito e muito agradável) até chegarmos ao Castello Sforzesco onde paramos cerca de uma hora para namorar, para passear pelo jardins...
Depois começamos a caminhada em direção à zona sul de Milão, para a Viale Gabriele D'Annunzio. Queria aproveitar a zona do canal, mas começou a ficar o tempo cada vez mais fechado.


Estava muito calor mas ao final da tarde rebentou uma daqueles chuvas de trovão. Seguimos para o restaurante Rossopomodoro porque levávamos ótimas indicações deste sitio e não decepcionou. A-do-ra-mos!


Desde que chegamos ao Hotel, até à hora de jantar o nosso percurso a pé foi este.


Na zona junto ao canal não conseguimos ver praticamente nada porque estava tudo em obras. No próximo ano irá decorrer em Milão a Expo 2015 de maneiras que anda tudo em alvoroço. As ruas no centro da cidade já se encontram semi-decoradas para a Expo. Há bandeiras dos países representados mas quem for mais desatento deve ter pensado que era por causa do mundial de futebol. Mesmo fora da cidade, está tudo em obras para criar condições e acessos.

Depois até ao hotel fizemos um passeio noturno pelo centro de Milão que também foi muito giro. Fizemos as ruas que estão inundadas de loja e de gente durante o dia como o Corso Vittorio Emanuele e o Corso di Venezia.


Num outro dia, acabamos por fazer esta zona durante o dia, com as lojas abertas. Almoçamos num local que não tenho fotos nem consigo encontrar na net. Tinha uma espécie de pizzas mas com uma massa de pão com um aspeto que me fez saltar da rua para dentro da loja só para ver. Depois de ver, comemos. Ai que boas que eram. Ainda procurei. Só sei que era tipo uma padaria no Corso Venezia com uns bolos, pizzas e tudo o que é italiano com um aspeto como só se vê nas imagens de fotógrafos profissionais.

Em Milão come-se tão bem! Vá e não é assim muito caro. Nos restaurantes ditos mesmo restaurantes (sem ser cafés, padarias, etc.) cobram a tal taxa de serviço que é chato para um português ter que a pagar primeiro porque é pobre e segundo porque não estamos habituados a pagar coisas que não são de comer ou beber num restaurante.

Ainda no centro de Milão ficamos tótos dos olhos com a quantidade de bicicletas, scooters e motas que se atravessavam e estacionavam pro todo o sitio. Quando o Miúdo conduziu em Milão, cada vez que queria mudar de direção tinha que confirmar no mínimo umas 3 vezes para não atropelar um ciclista ou um motociclista. Adorei ver sehnorecas muito bem vestidas, com as suas Guccis e etc e tal nas suas bicicletas e sempre mas sempre a falar ao telemóvel.

No fundo, gostamos muito de Milão. Íamos com os ouvidos cheios que a cidade era uma porcaria, que as expectativas estavam em baixo. Gostamos! Não tem muita coisa para visitar, é um facto, mas é agradável para passear, para namorar, para comer gelados e para ir às compras e para comer pizza, calzone, pasta... É uma cidade descontraída.

Relacionado:
Lago Maggiore
Lago di Como

2 comentários:

  1. Eu também adorei... Milão é uma cidade muito agradável para passear e claro desfrutar de boa comida :p
    Mas ainda não consegui recuperar, estou a precisar de dormir 24 horas seguidas ;)

    ResponderEliminar