terça-feira, 27 de maio de 2014

Tarte de Limão para almoço com os Venezuelanos

Tanto a minha família, como a família do Miúdo tem fortes influencias da Venezuela. Tivemos e continuamos a ter familiares emigrados por lá e que quando vêm passar uns dias a Portugal, fazem as redondezas parar por tanta festa, jantar e almoço que se faz. Sábado fomos almoçar mais uma vez com a famelga toda. Venezuelanos (porque alguns já o são mesmo), os que lá estiveram e os que não estiveram mas estiveram em vias de ir ou  nascer por lá ou ainda em vias de irem lá parar um dia se as coisas não se animam por cá.

Para almoço esperava-nos as Arepas, o Hervido, arroz de frango (picante que não se podia) e uma série de sobremesas boas. Foi uma pena não ter tirado umas fotos, mas era muita coisa a acontecer, muta gente com quem falar, muitas pessoas a falarem muito alto... Fiquei "embriagada" pelo ambiente, salvo seja, porque a aqui a Jelly Pearl não bebe alcool.

Eu quis dar o meu contributo e experimentei  fazer Tarte de Limão Merengada. Ficou maravilhosa.

Ingredientes:
  • 300g de bolacha Maria picada
  • 175g de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas de ovo
  • Sumo de 2 limões
  • 3 claras de ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Derreti a manteiga no microondas e juntei à bolacha picada. Parei de mexer quando obtive uma aspecie de areia molhada.

Untei a tarteira com margarina e depois coloquei o papel vegetal por cima. Coloquei a mistura de bolacha na tarteira, espalhei-a e apertei bem contra as superfícies para fazer a base. Levei ao forno por uns 5 minutos a 180º.

Numa tigela, coloquei o leite condensada e fui juntando o sumo de limão aos pouquinhos enquanto mexia. Depois juntei as gemas de ovo e misturei bem.

Coloquei o creme na base de bolacha e levei ao forno por 10 minutos a 200º.

Entretanto bati as claras de ovos e juntei o açúcar. Ao final dos 10 minutos, retirei a tarte do forno, coloquei o merengue por cima e levei novamente ao forno por mais 5 minutos. Tem que se ter muito cuidado par não queimar. Basta que o merengue fique "loirinho".

Et voilá


Só tenho pena que na hora de comer, não me tenha lembrado de tirar uma foto à fatia para poder mostrar os "três andares" da tarte: a bolacha, o creme amarelo de limão e o branco do Merengue.

1 comentário: