quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Não são resoluções de Ano Novo... (Passagem de Ano em Vigo)

... Mas a verdade é que o ano começou bem e, sem querer, ganhei consciência de duas ou três coisas que precisava entre Natal e Reis.

Fomos a Vigo na passagem de ano (que desde já recomendo para quem quiser uma noite cheia de tudo e mais alguma coisa) e passamos bons momentos. Fomos com mais dois amigos e foi fantástico.

Para quem quiser ficar com a dica para uma próxima passagem de ano, cá vai:

Vigo vale muito a pena.
É necessário marcar um restaurante para o jantar (mas que não é difícil fazê-lo no próprio dia 31 durante a tarde enquanto se dá um passeio pela cidade).
O preço dos restaurantes viram uma pequena exorbitância nessa noite, por isso, há que procurar bem e ver o que inclui os menus ou confirmar o preço das cartas porque, para a noite de passagem de ano, todos os restaurantes modificam os preçários.
Passem a meia-noite no restaurante que escolherem porque é o que a generalidade das pessoas fazem. Nós viemos para a Puerta del Sol  antes da meia-noite com mais meia dúzia de gato-pingados portugueses e então percebemos o porquê de todos os restaurantes oferecerem menus que incluem coisas até passar a meia-noite.
Por outro lado, à meia-noite a cidade está completamente deserta, o que não deixa de ter a sua piada porque parece que estamos no cenário de um filme qualquer e que em poucos minutos vamos ser atacados por uns zombies ou umas criaturas estranhas quaisquer. Não deixa de ser uma boa experiência também.
Depois de bater a meia-noite, a cidade transforma-se quase num cenário de guerra com o fogo de artificio que todos os moradores lançam das suas próprias varandas ou terraços. Não um fogo de artificio organizado pela câmara (ou pelo menos que eu e também os senhores do nosso hotel soubessem) mas também não é preciso. Às 00:45 ainda continuavam a rebentar fogo-de-artificio em continuo. A Câmara, ou investia milhões, ou perdia a corrida para os moradores de Vigo.
Por volta da 1h da manha a cidade vira o caos. Filas de transito sem fim, as ruas cheias de gente, todos os bares abrem (mas só mesmo por volta desta hora) e depois all night long...

O mais estranho de tudo é que pela meia noite parece que há uma ordem de recolher obrigatória à população e não há ninguém na cidade. Depois é como se começasse um "Carnaval de Celebridades".

?

Sim, levem o vosso melhor "fato". É que aquilo não é pare brincadeiras. No mínimo, vestido de cocktail e saltos do mais alto que existir nas lojas de calçado. 95 % dos homens nas ruas de Vigo estavam de fato com lacinho a rigor e 98% das senhoras com os seus vestidos de festa super brilhantes e casaquinhos de pelo para fazer face ao frio que estava. (não tenho a certeza das percentagens mas eu incluía-me nos 2 % da minha estimativa eheh e o Miúdo nos respetivos 5%)
E vestem-se assim para quê? Para andar de bar em bar tal como se faz numa noite normal do Porto... Com a diferença que pareciam que iam a casamentos. Mas acreditem, se não forem todos aperaltados, vão sentir-se o outlier do Reveillon ou da Noche Vieja como lhes chamam os nuestros hermanos.

E pronto... 6H da manhã regressamos ao hotel mas pelo ambiente que iam na ruas pareciam 2H. A noite estava para durar mas nós já estávamos no estado KO. Num tibémos bida pra eles!

E pronto! Mais um ano começou e nem muita coisa mudou. Que tenha mudado o suficiente para que este seja melhor que anterior. E o anterior já foi muito bom numas coisas e muito mau noutras...
Vá, que 2016 seja no mínimo ao nível do 2015 nas coisas boas. ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário